7 passos para se tornar um Coach altamente bem-sucedido

June 21, 2018

 

A maioria dos coachs de vida é movida por um desejo genuíno de ajudar os outros a seguir em frente e obter resultados, mas um coach de sucesso é capaz de transformar essa paixão em um trabalho rentável.
 

Tendo vivenciado o mundo corporativo, por mais de 25 anos, notamos algumas diferenças e qualidades que distinguem os bons coachs dos coachs altamente bem-sucedidos.
 

Ter paixão por pessoas é apenas uma das qualidades necessárias para conduzir um negócio de coaching de sucesso. Se você realmente quer ganhar a vida nesta profissão, segue abaixo uma lista com alguns dos hábitos mais comuns de coachs altamente bem-sucedidos:
 

1) Profissionalmente treinado

Embora você não precise ser formalmente treinado para se autodenominar um Coach de Vida, os mais bem-sucedidos entendem que, para ser visto como um coach confiável, uma qualificação credenciada é um elemento crucial. Tendo realizado treinamentos em processos e habilidades, conduzido sessões de coaching avaliadas por master coaches e dedicado horas ao aperfeiçoamento de suas técnicas, eles tiveram bastante tempo para conduzir suas palestras e ajudar seus clientes a romper quaisquer obstáculos para alcançar seus objetivos.

Além de impactar a vida de outras pessoas com o conhecimento e a experiência adquiridos com o treinamento, eles também entendem que, sem qualificação, não conseguiriam obter seguro profissional ou cumprir a exigência de se tornar membro de organizações profissionais de coaching, como o ICF (International Coach Federation), Association for coaching ou o EMCC (European Mentoring & Coaching Council).

 

2) Ótimas habilidades de escuta

Coachs de sucesso sabem o poder de uma escuta ativa habilidosa e reconhecem que ouvir é mais importante do que falar. Eles escutam, com foco total, cada palavra de seus clientes, para realmente captar os seus medos, alegrias, anseios e necessidades.

Isso permite que eles façam perguntas de qualidade, que podem ajudar um cliente a acalmar seus pensamentos negativos e se reconectar com sua voz interior, superando assim suas limitações e desbloqueando o seu potencial.

 

3) Se posicionam como especialistas

Muitos coachs de sucesso se posicionaram como especialistas em sua área de trabalho. Eles encontraram um nicho que amam e são vistos como especialistas nele. Isso significa que eles adaptaram sua marca e como “se vendem” à área escolhida.

Definir um nicho faz com que eles compreendam as necessidades, frustrações, desafios e obstáculos enfrentados pelos seus clientes e que saibam como se comunicar com eles. Tudo isso permite que sejam vistos, procurados e bem-sucedidos.

 

4) Excelentes habilidades de comunicação

Coachs de sucesso dominam a arte da comunicação. Eles aperfeiçoam constantemente a maneira de se sintonizar com o cliente e acompanhar o seu ritmo. Isso os ajuda a identificar suas motivações e adaptar suas habilidades a essas necessidades.

Tudo isso corrobora para a construção de um relacionamento de confiança. Um cliente que se sente confortável e à vontade nas sessões, consegue abrir a cabeça e ver as coisas a partir de novas perspectivas, tendo uma maior compreensão de quem é e de quem quer ser.

 

5) Alunos ávidos

Os coachs de sucesso têm paixão pelo aprendizado e mantêm-se atualizados com as últimas tendências do setor. Desenvolver ativamente suas habilidades de coaching profissional de forma contínua torna esses coachs mais comercializáveis, à medida que eles continuam a adicionar novas ofertas a seus produtos e serviços.

Eles entendem que manter suas técnicas e estratégias eficazes garante valor agregado a seus clientes, além de ampliar as chances de se destacarem na multidão.

 

6) Marketing pessoal

Coachs de sucesso sabem o valor dos serviços que oferecem e investem em marketing de forma eficaz. Isso inclui ter um site profissional, criar uma lista de e-mails, desenvolver produtos, manter-se presente nas redes sociais e investir em networking. 

Eles não têm medo de colocar-se no mercado e sabem que é preciso investir tanto tempo, esforço e capital para aprender como montar e desenvolver um negócio quanto investiram para se tornar um excelente coach.

 

7) Eles são profissionais

Os coachs mais bem sucedidos mantêm as coisas no profissional. Isso significa que eles se dedicam 100% aos seus clientes e mantêm seus processos confidenciais. Eles capacitam seus clientes a assumirem a responsabilidade por suas ações e não lhes fornecem as respostas.

Eles são emocionalmente inteligentes e autoconscientes o suficiente para evitar projetar seus problemas pessoais em seus clientes, julgá-los ou criticá-los. Além de manter certos códigos de conduta, eles também reconhecem que nem todas as pessoas que recorrem a eles precisarão de um processo de coaching, podendo haver casos em que processos alternativos sejam mais adequados. Um bom coach deve saber reconhecer isso rapidamente.

 

Em última análise, o sucesso significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para alguns, sucesso poderia significar ter um negócio de coaching apenas em meio período de sua jornada, e transformar a vida de alguns clientes aqui e ali. Para outros o sucesso poderia significar ter um negócio de coaching em tempo integral com um fluxo constante de clientes.

Seja qual for a sua definição de sucesso, os itens acima são algumas das pedras angulares que notamos em alguns dos coachs mais bem-sucedidos com os quais tivemos o prazer e o privilégio de trabalhar.

Para você dar um salto na sua carreira, a 20.20 Bis oferece em parceria com o instituto Anna Neves a Formação de Leader Coach em Vendas. Clique aqui e saiba mais!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

Buscar por categoria
Please reload

Ou entre em contato conosco:

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

Endereço: R. Visconde do Rio Branco, 1488 - Cj 906  

Curitiba, Paraná, Brasil.

CEP: 80420-210

 

Fone: +55 (41) 3308-1113

Email: contato@2020bis.com

Nos envie a sua mensagem: